
Formação Acadêmica
A formação acadêmica do médico é o seu maior patrimônio. Quanto a isso não há dúvidas. Ela é a marca registrada da sua vida de dedicação à medicina e é o maior fator determinante do sucesso do tratamento.
Aqui eu vou compartilhar com vocês a minha jornada acadêmica de mais de uma década de devoção integral à medicina, passando por alguns dos maiores centros especializados em tratamento oncológico.
Tudo começou em 2008, quando ingressei na faculdade de medicina com apenas 17 anos de idade. Fui aprovado no primeiro vestibular para estudar na UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO ( UFMT). A UFMT foi minha casa por 2 anos e meio, após essa experiência na tentativa de ficar próximo a Goiânia -Go me candidatei a vaga única na prova de transferência pra excelente Escola Superior de Ciências da Saúde em Brasília.
A graduação para o médico é como a sua alfabetização – é onde ele aprende o alicerce, a base, cuja solidez é imprescindível para a edificação de todo o conhecimento técnico que há de ser aprofundado ao longo da sua vida.

Com essa base sólida de graduação em duas universidades públicas, me preparei paras as melhores e maiores instituições para realizar a residência médica.
fui aprovados nas maiores do país:
– Universidade de São Paulo (USP-SP)
– Hospital Sírio Libanês
– Hospital Israelita Albert Einstein
– Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP)
– Universidade de Campinas ( UNICAMP)
Então , escolhi a centenária USP-SP para realizar minha formação
Me mudei para São Paulo para começar a minha jornada na Universidade de São Paulo (USP-SP). Comecei minha Residência Médica em Clínica Médica no maior complexo hospitalar da América Latina – o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foram 2 anos imerso numa estrutura hospitalar colossal, aprendendo a lidar com pacientes de altíssima complexidade nas mais diversas especialidades e tendo experiências que apenas um centro deste porte é capaz de proporcionar.
Iniciei minha Residência Médica em Oncologia Clínica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), hospital do complexo HCFM-USP que é considerado o maior centro de tratamento oncológico da América Latina. São 500 leitos distribuídos em 30 andares de estrutura, incluindo laboratórios de pesquisa e maquinário de alta tecnologia, proporcionando aos pacientes do SUS o estado da arte do tratamento do câncer. Lá eu tive contato com quase todos os tipos de tumores humanos e pude aprender com os maiores nomes da oncologia no mundo, sendo sem dúvidas a etapa mais importante da minha formação.

Ainda durante a minha residência, iniciei minha Pós Graduação em Oncologia de Precisão no Hospital Albert Einstein. A oncologia de precisão é o novo paradigma de tratamento oncológico – ele visa proporcionar um tratamento personalizado para cada paciente, fazendo uso de drogas mais modernas, mais eficazes e menos tóxicas que a quimioterapia (não deixe de ler mais sobre isso aqui). Aqui está um dos grandes diferenciais da minha formação: uma base sólida em biologia do câncer que me permite prescrever um tratamento completamente diferenciado para os meus pacientes.
Ainda tem muita coisa sendo construída, afinal, medicina é um eterno aprendizado e se tem uma coisa que você pode ter certeza é que eu continuo estudando!
